top of page
camino-santiago-portuguese-coastal-way-cycling-1.jpg
Caminho Português da Costa

Caminho Português da Costa

Um dos Caminhos de Santiago que tem vindo a ganhar força nos últimos anos é o Caminho Português da Costa, com partida da cidade do Porto.

Como o próprio nome indica, esta rota jacobeia segue junto ao litoral e passa por terras como Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira ao invés de Rates, Barcelos, Ponte de Lima e Rubiães do Caminho Central Português.

 

Para além de passar por localidades recheadas de história e de enorme espírito jacobeu, o Caminho Português da Costa brinda o peregrino com fantásticas paisagens costeiras, deliciosa gastronomia tradicional (onde brilham os pratos de peixe) e pores do sol inesquecíveis.

Por ser um Caminho que, até chegar à Galiza, segue sempre ao longo da orla costeira e pelas margens do rio Minho, o Caminho Português da Costa é muito mais plano do que o troço do Caminho Central Português entre o Porto e Valença do Minho.

Esta altimetria em teoria mais favorável, não torna o Caminho Português da Costa num passeio. A ausência de sombras e a famosa nortada (ventos frios de norte ou noroeste) equilibram as contas. O peregrino não deve menosprezar a exigência desta rota jacobeia que, não obstante, deixa deliciosas memórias a todos os peregrinos que a percorrem.

O Caminho Português da Costa tem uma distância de sensivelmente 280km. O Caminho está muito bem marcado ao longo de todo o percurso, bastando ao peregrino seguir as setas amarelas para chegar a Santiago.

 

O Caminho Português da Costa está dotado de excelentes infraestruturas de apoio ao peregrino, contando com albergues (municipais e privados) no final de todas as etapas, cafés e restaurantes. Há ainda vasta oferta de supermercados onde o peregrino se pode abastecer de todo o tipo de mantimentos para os seus dias de caminhada.

É importante ter em atenção que não existe apenas uma rota do Caminho Português da Costa, mas sim duas rotas tidas como principais.

 

Entre o Porto e Caminha não há que enganar. Contudo, em Caminha o peregrino tem a opção de prosseguir ao longo das margens do rio Minho até Valença do Minho (onde o Caminho Português da Costa se une ao Caminho Central Português), ou a opção de apanhar o barco/ferry que liga Caminha a A Guarda na Galiza.

Caso opte por apanhar o ferry para a Espanha, o Caminho Português da Costa segue em direção a Vigo e posteriormente a Redondela, ponto onde se une ao Caminho Central Português.

Agora que já sabe o que é preciso para fazer o Caminho de Santiago de bicicleta, resta desejar-lhe um “Bom Caminho”!

Se precisar faça o Download dos track para o seu GPS ou Smartphone.

bottom of page