Caminho Central Português
O Caminho Português de Santiago, também conhecido por Caminho Central Português, é o segundo itinerário mais utilizado pelos peregrinos para chegar ao Apóstolo Santiago, sendo o primeiro o famoso Caminho Françês.
O Caminho Português de Santiago está marcado desde Lisboa, da Igreja de Santiago e da Sé Catedral, até à praça do Obradoiro em Santiago de Compostela (distância de cerca de 625 km). Mas a grande escassez de Albergues de Peregrinos Municipais na maior parte do percurso entre Lisboa e Porto, faz com que grande parte dos peregrinos opte por começar no Porto (240 km de distância), em Valença do Minho (120 km de distância), ou mesmo já na Espanha, na fronteiriça cidade de Tuí.
Tuí é a última cidade donde é possível partir para a Compostela ser concedida. Esta é entregue apenas a quem cumpra pelo menos os últimos 100 km a pé. De bicicleta ou a cavalo há que percorrer 200 km, o que implica sair do Porto. Para obter a Compostela é necessário a Credencial do Peregrino e carimbá-la no mínimo duas vezes por dia ao longo do caminho nos albergues ou estabelecimentos que cruzamos.
O Caminho Português de Santiago tem uma distância de sensivelmente 240 km. O Caminho está muito bem marcado ao longo de todo o percurso, bastando ao peregrino seguir as setas amarelas para chegar a Santiago de Compostela.
O Caminho Português de Santiago está dotado de excelentes infraestruturas de apoio ao peregrino, contando com albergues (municipais e privados) no final de todas as etapas, cafés e restaurantes. Há ainda vasta oferta de supermercados ou mercearias onde o peregrino se pode abastecer de todo o tipo de mantimentos para os seus dias de caminhada.
Agora que já sabe o que é preciso para fazer o Caminho de Santiago de bicicleta, resta desejar-lhe um “Bom Caminho”!
Se precisar faça o Download do track para o seu GPS ou Smartphone.